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As tecnologias IP vêm conquistando cada vez mais espaço entre diversos segmentos empresariais, sendo uma opção importante para diminuir os gastos com a conta telefônica, já que usam a rede de internet já existente como meio de transmissão da voz. Vamos apresentar as características dos aparelhos de telefone IP, os tipos mais adequados para cada área da empresa e algumas das vantagens que podem oferecer.

Telefones IP: entendendo seu funcionamento

Para deixar o entendimento mais claro, vamos rapidamente relembrar o funcionamento dos telefones IP. Eles são aparelhos específicos que se conectam diretamente à rede de computadores recebendo voz e dados. Parecem com os telefones comuns, mas já são fabricados especificamente para utilizar conectados a redes de internet.

A principal diferença entre os aparelhos de telefones IP e os convencionais é a forma como a transmissão de voz é realizada. Enquanto o padrão tradicional utiliza a Rede Pública de Telefonia Comutada (RPTC) e precisa de uma operadora de telefonia para oferecer o serviço, a tecnologia IP emite e recebe os dados via internet. Por isso, é capaz de oferecer diversas vantagens às empresas, independentemente de seu porte. Veja as principais:

  • Redução de custos– os custos são muito menores do que as ligações feitas com aparelhos em RPTC, pois o que será consumido é o pacote de dados contratado junto à operadora de telefonia IP; e em ligações que não envolvam uma linha telefônica convencional não haverá custos;
  • Aproveitamento de infraestrutura– por utilizar a mesma estrutura de cabeamento da internet, as empresas economizam nos projetos e instalações de telefonia;
  • Qualidade nas chamadas– os telefones IP operam com voz em alta definição, proporcionando conversas mais claras do que as feitas pelo telefone comum;
  • Mobilidade e facilidade de uso– todas as configurações do ramal ficam no próprio aparelho de telefone IP, ou seja, ao trocar de posição ou de mesa o funcionário pode levar o equipamento sem que seja necessário fazer ajustes na central telefônica.
  • Além das vantagens gerais que citamos acima, é possível escolher um aparelho de telefone IP para cada caso de uso na empresa, de acordo com as funcionalidades oferecidas por cada equipamento.
  • Por exemplo, colaboradores podem utilizar uma versão diferente do que a usada pelos atendentes, que também tem um aparelho com funções específicas e diferenciadas em relação aos gestores e diretores.

Colaboradores

  • Para este público, o recomendado são aparelhos de telefone IP (TIP 120, TIP 125 e TIP 235 G) mais simples, com funções básicas para atender chamadas, utilizar o Viva-voz ou o headset, identificar chamadas e visualizar o histórico de ligações. É como um equipamento convencional, com algumas funcionalidades a mais.

Secretaria e atendentes

  • Como estes profissionais realizam atividades específicas, o indicado é escolher um modelo de aparelho mais robusto (TIP 425 e TIP 435G). Eles também oferecem três formas de atendimento (viva-voz, headset e monofone), mas possuem um display maior e suportam mais contas VoIP cadastradas em um único aparelho. Ainda contam com teclas de acesso rápido programáveis, funções dedicadas como Captura, Flash, Mute e Rediscagem, e facilitam a visualização do status, a captura de chamadas e o acesso aos ramais, sinalizando os que estão sendo monitorados através de um módulo de teclas adicional.

Diretoria e gerência

  • Além de oferecer todas as funcionalidades dos modelos ‘mais simples’, os aparelhos de telefone IP destinados à gestores e diretores devem contemplar mais aplicações. Um exemplo são os modelos (TIP 638 V) que contam com câmera e display colorido touch screen, que permitem ao usuário realizar chamadas de vídeo com qualidade, ampliando as formas de comunicação, ou os que possuem navegadores para acessar páginas e sites.
  • Conheça os modelos de telefones IP Intelbras, certamente um deles é o que sua empresa precisa para ter um sistema de telefonia completo, robusto e com excelente custo-benefício. 
Fonte. http://intelbras.com.br